Animes e Tokusatsus, coisas de criança?

Animes e Tokusatsus, coisas de criança?

Não apenas de crianças mas para adultos também. É importante ter em mente a seguinte comparação, o anime está para os japoneses, como as novelas estão para os brasileiros e as séries para os americanos em nível de importância. Existem animes de todos os generos: drama; comédia; ação; aventura; terror; infantil; policial; suspense psicológico; grandes obras da literatura adaptadas; terror; porno e assim por diante.
Temos a visão que eles são apenas para crianças por que estes são os mais divulgados, são os que as emissoras abertas transmitem, e, por sua natureza, afinal o signo usado são, fundamentalmente desenhos. Aqui procurarei demonstrar que todos eles possuem seu valor e são Arte. Conheçam aqui um pouco mais deste maravilhoso universo!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Indicado para o MEME Literário por Pedro Paiva do MeaBabel



Bom, fui indicado por Pedro Paiva do MeaBabel, pelo nome já se evidencia que é um blog em que encontramos um pouco de tudo, e é com imensa satisfação que o aceito, e aqui vai a minha lista de vitimas, HAHAHAHA (risada maléfica):

Vera luz do Inspira Alma, site delicioso que visa a um trabalho que julgo lindo, ajudar as pessoas a encontrarem-se com seu eu interior e entrar em harmonia com seu próximo e todo o universo.

Marine Cristina Fiaux do Filosofia de banheiro e Cia, você vai se indignar com ela, vai rir com ela, vai chorar com ela(muito pouco). Enfim um ótimo blog.

Nilse Aparecida do blog da Mamãe Ganso, extremamente divertido, com ótimas e praticas receitas, confiram, vale a pena!!!

João Octávio com seu Mundo Imaginário, um blog leve e gostoso, é bom acompanhar blogs que nos leva para um mundo imaginário, lugares tranqüilos.

Vocês deverão responder as mesmas perguntas, indicar outros (até dez) e colocar o link de quem os indicou quando publicarem.

Agora um trecho do poema de Castro Alves “O livro e a América”:

Por isso na impaciência
Desta sede de saber,
Como as aves do deserto
As almas buscam beber...
Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar. 

Vós, que o templo das idéias
Largo — abris às multidões,
Pra o batismo luminoso
Das grandes revoluções,
Agora que o trem de ferro
Acorda o tigre no cerro
E espanta os caboclos nus,
Fazei desse "rei dos ventos"
— Ginete dos pensamentos,
— Arauto da grande luz! ... 

Bravo! a quem salva o futuro
Fecundando a multidão! ...
Num poema amortalhada
Nunca morre uma nação.
Como Goethe moribundo
Brada "Luz!" o Novo Mundo
Num brado de Briaréu...
Luz! pois, no vale e na serra...
Que, se a luz rola na terra,
Deus colhe gênios no céu!... 

Existe um livro que você leria muitas e muitas vezes, sem se cansar? Qual?
Bom, na verdade vários! Eu adoro ler e reler o que gosto. No MEME anterior eu indiquei "A Ressurreição de Cristo” de Og Mandino, uma história ficcional montada sobre a história bíblica. Aqui indicarei “Anjos e Demônios” de Dan Brown. Excelente trama muito bem arquitetada, da de dez a zero em o Código Da Vinci.

Se você pudesse escolher apenas um livro para ler o resto de sua vida, qual escolheria?
Aqui eu continuo com a Bíblia, é um livro cheio de histórias maravilhosas


Indique um livro para que outros possam ler.
Pela natureza deste blog eu vou indicar Japop – O poder da cultura pop japonesa, excelente livro de Cristiane Sato, aborda de maneira simples e extremamente didática a história e a importância desta cultura em todos os seus seguimentos.
Muito obrigado Pedro pela indicação, fico muito feliz que tenhas lembrado de mim!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Code Geass – Parte II de II


Eu gostaria de falar muito mais a respeito deste magnífico anime, porém isso não é viável, o post ficaria enorme, ou teria que fazer uma série infinita, então tratarei de apenas mais alguns aspectos. Vamos curtir o segundo encerramento da série ele dura cerca de noventa segundos e, novamente, peço atenção para a letra da canção que aparece legendada.



Como eu disse na primeira parte, Lelouch cria Zero e faz uma incrível aparição em publico diante da mídia apresentando-se como o herói dos oprimidos. Mas acontece que sozinho ele não chegará a lugar nenhum. Precisa de um exército. Para isso ele vai passar a chefiar um dos grupos terroristas anti-Britânia. Acontece que um dos grupos terroristas realiza um seqüestro em Tóquio, entre os seqüestrados vários elevens e a vice-governadora da área 11, a Princesa Euphemia. Este fato chama a atenção da imprensa de todo o mundo e impede as autoridades de agirem, assim Zero realiza o salvamento diante de todo o mundo e apresenta o que seria o núcleo de seu exército, a Ordem dos Cavaleiros Negros, que de terroristas passam a defensores dos

oprimidos, a imagem que ele deseja passar caí como uma luva ao salvar tanto britânias quanto elevens das mãos dos terroristas. O financiamento acaba sendo resolvido com isso, ele passa a receber o apoio de diversas frentes que são contra o terrorismo, mas a favor de defensores da justiça, inclusive de outros países que temem se tornar vitimas de Britânia. Estão vendo como ele manipula as peças de seu jogo de xadrez?
Vocês devem ter notado na letra da canção acima a ambivalência, quando não se sabe mais se ele é herói ou vilão, afinal ele não está nem aí para os outros, o que lhe

interessa é alcançar seus objetivos pessoais. Com esse propósito ele é forçado a agir de maneira muito vil, Britânia resolve criar uma zona neutra no Japão, onde elevens e Britanias teriam os mesmos direitos, isso é um perigo para os planos de Lelouch. No dia da inauguração desta zona neutra, ele vai até lá e por meio do Geass (que vocês só saberão o que é assistindo a série) consegue fazer com que Euphemia ordene o massacre de quase um milhão de japoneses que lá estavam, é claro, ele juntamente com seu exército estão lá para defender os japoneses, nesta guerra ele mata sua irmã Euphemia, tudo diante da imprensa internacional. Britânia ordena que as transmissões sejam interrompidas, mas ele já havia previsto isso e se precavido, logo passa a receber o apoio de muitas outras nações em suas ações contra Britânia.
Quanto à relação do anime com a história real, vemos nele representadas diversas cenas da segunda guerra, a invasão de países, a corrida armamentistica que se dá logo após a segunda guerra, a criação da bomba atômica, manipulação de informação, espionagem e contra espionagem, outros povos sendo massacrados, verdadeiro genocídio mesmo!
Gostaria de falar mais a respeito, mas não quero uma postagem longa demais, essa é mais uma sugestão que lhes passo, assistam! Não vão se arrepender!

Ficha Técnica
Direção: Goro Taniguchi
Estúdio: Sunrise
Episódios: 50

A seguir em Animes e Tokusatsus: O Conde de Monte Cristo;


E Kamen Rider G: será ele um bebum? O que é uma espada saca rolha? Descubra em nossas próximas postagens!!!!!



Algumas paródias de Naruto, vamos dar risada!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Inesquecível Kamen Rider Black

Black Kamen Rider como ficou conhecido no Brasil, é por muitos considerada a série Black Rx. A série mostra as aventuras do herói Kotaro Minami, Issamu Minami na tradução brasileira, um jovem que tem sua vida transformada ao completar 19 anos pela “seita” Gorgom. Os Gorgom’s são um grupo de monstros liderados pelos seus três
sacerdotes, Dankam, Baraom e Pérola, e pelo líder-mor o Grande Rei. Eles estão infiltrados em altos setores da sociedade, e tem a capacidade de transformar humanos em monstros mutantes, dando-lhes uma vida de cinqüenta mil anos.
Muitas pessoas da alta sociedade querem entrar para os Gorgom’s, para obter uma longa vida e poder. Aqueles que são “convidados” a entrar nos Gorgom’s e se negam, são executados. Foi o caso dos pais de Kotaro, que pediram para um amigo criá-lo. Este aceita entrar para os Gorgom’s desejando poder, em troca, entregaria Kotaro e Nobuiko quando estes completassem 19 anos. Kotaro e Nobuiko nasceram no mesmo dia sob um eclipse solar e no dia do décimo nono aniversário haveria outro eclipse.
A intenção dos Gorgom era transformar os filhos do eclipse nos sucessores do Grande Rei que em breve morreria. Estes candidatos deveriam duelar e o sobrevivente assumiria o posto do Grande Rei. Durante a cirurgia para transformação é inserido um Kingstone em cada jovem. Kingstone é a pedra do poder, aquele que juntar as duas terá um poder inimaginável e assim se tornará o Imperador Secular. Durante este processo ele se arrepende de haver entregue os dois ele interrompe a cirurgia. Kotaro tem sorte e consegue fugir. Nobuiko fica em um estado de animação suspensa.
Kotaro a bordo de Battle Hopper, a moto viva (importante lembrar que Kamen Rider em português seria Motoqueiro Mascarado) destinada aos candidatos á Imperador Secular, é perseguido pelos Gorgom’s. Durante o ataque Kotaro transforma-se em Black Sun, Sr. Black na tradução brasileira, e passa a assumir o nome de Kamen Rider Black. Pelo fato de a cirurgia não ter sido completada Kotaro pode se transformar mas não teve sua memória apagada.
Inicialmente os Gorgom enviam monstros para recapturar Black, além dos comuns
planos de destruição da humanidade, porém como Black além de não ser recapturado sempre destrói os monstros e os planos, decidem eliminá-lo, sempre sem sucesso, claro. Após todos os fracassos, o Grande Rei ordena aos sacerdotes que usem suas energias para completar a cirurgia de Nobuiko. Mesmo correndo o risco de morrerem, eles o fazem, e assim Nobuiko renasce como Shadow Moon, e é agraciado com a Satan Sabre poderosa espada destinada ao Imperador Secular), derrota Taurus, um dos mais poderosos membros dos Gorgom’s, com apenas um golpe e logo após se apresenta e ameaça Black. Alguns episódios depois os sacerdotes renascem com mais força e novas formas.
Momento marcante da série é a morte de Black. Shadow Moon decide fazer um ataque em
massa contra o Japão e avisa que só vai parar quando Black o enfrentar. O que Black sempre evita pois não quer duelar e matar o seu irmão Nobuiko. Algumas pessoas conseguem fugir do Japão, entre elas as namoradas de Kotaro e Nobuiko. Após a excitação Black decide enfrentar Shadow Moon. É uma grande luta e quando Black está prestes a vencer, o Grande Rei interfere o que faz o jogo virar para o lado Shadow Moon que assim consegue tirar a vida de Black. Após cravar o Satan Sabre no ventre de Black, Shadow Moon exita em arrancar-lhe o Kingstone e não o faz. Dizendo que não precisa daquilo e que pode muito bem se tornar Imperador Secular sem o outro Kingstone.
Inicia-se um terremoto que joga o corpo de Black em um rio e depois vai parar no mar onde é resgatado pelo Monstro Baleia, um monstro que desejava apenas proteger o mar, este leva o corpo de Black para uma caverna submarina onde o banha com uma essência mágica de seus ancestrais e deixa a seu lado um buque jogado no mar por Sati, a namorada de Kotaro. Black renasce mais forte e vai ao encalço de Shadow Moon.
Na luta final, os dois últimos episódios (sendo que o último não foi exibido Brasil), Shadow Moon recebe os poderes do Grande Rei e usa Battle Hopper contra Black, porém a moto viva se rebela e ataca Shadow Moon, que tenta destruí-la. A explosão do ataque que dá fim à moto fere gravemente Shadow Moon, que é recolhido por serviçais deixando a espada Satan Sabre para trás.
Com a morte de sua moto amiga e de posse do Satan Sabre, Black vai atrás de Shadow Moon e o vence na fortaleza dos Gorgom. O Grande Rei diz para Black assumir o posto de Imperador Secular, ao que Black se nega e ambos duelam. Black vence, com a morte do Grande Rei encerram-se os ataques ao Japão, Kotaro joga o Satan Sabre numa cachoeira e tenta levar uma vida normal.
A série cativou a muitos no Brasil, com seu ar sombrio, boa história voltada ao público infanto-juvenil e ótimas cenas de luta. É meio estranho para ocidentais ver uma relação meio distante entre namorados, como as que são vistas na série, mas são traços culturais.
Kamen Rider Black também se diferencia dos Riders anteriores por ser uma quebra no estilo, ele é um mutante e não um humano remodelado ou um ciborg como seus antecessores. O estilo dos Gorgom também difere das organizações inimigas anteriores, não possui ligação com os Riders anteriores, e estes não fazem participação na série, coisa que acontecerá na sequência: Kamen Rider Black RX.

Ficha Técnica: Kamen Rider Black.

Gênero: ação-aventura

Criador: Shotaro Ishinomori

N° de episódios: 48 (25 min. cada)

Produção: Toei

Ainda essa semana em Animes e Tokusatsus:


A continuação de Code Geass








E na semana que vem:


O Conde de Monte Cristo











E, INCRIVEL!!!! Kamen Rider G - O especialista em vinhos















Até lá!!!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Vamos matar saudades das melhores aberturas de Anime com Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco e Skaman King!

Trago aberturas que marcaram época para vocês: Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco e Shaman King. Postagem especial de comemoração, agradecimento e homenagem a TODOS os amigos do DiHITT mas, em especial, de Bruno Machado Carvalho, Edgard Shigenaga, Maria Marçal e Jackye Freitas pela força e indicações que fizeram,, inclusive, com que todas as poucas postagens deste blog se tornassem populares.
Estas aberturas foram especialmente escolhidas por suas letras, então peço, encarecidamente, que as escutem com muita atenção e sentirão nelas um q de auto-ajuda, infelizmente ainda não sei editar, tive que apelar para o Youtube, como conseqüência o áudio e a imagem do segundo vídeo não estão tão bons quanto eu gostaria, então aumente o volume E, por favor, vejam na sequência em que foi postado







Tudo que há nestas letras são meus mais sinceros desejos em relação a vocês: Que seus sonhos se realizem!!!!!



Ainda esta semana em Animes e Tokusatsus:




A continuação de Code Geass.














O primeiro post a respeito de Tokusatsus.













Na semana que vem: O Conde de Monte Cristo! Já estou preparando!



Ate lá!!!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Code Geass – Lelouch of the Rebellion I e II

Parte I de II
Um verdadeiro jogo de xadrez em forma de anime, por isso a presença constante deste jogo nas aberturas e no enredo da série. Manipulação, política, retrato da ociedade atual e passada, o personagem que cria personagens, as belas mortes, o místico Geass, tudo isso e muito mais nesta maravilhosa série que ainda conta com a arte da CLAMP, algumas das melhores artistas de anime de todos os tempos.
A trama tem inicio em 2010 com o ataque do Santo Império da Britânia ao Japão e sua conquista, este passa a ser chamado de área 11, e os japoneses de elevens, e são condenados a viver em guetos enquanto os britanians tomam suas riquezas. Sete anos se passam e somos apresentados a Lelouch Lamperouge, um jovem britanian entediado que, quando da invasão do Japão, jurou destruir seu país natal, está é sua história.
Por meio de mentiras, fraudes, manipulações e ao Geass, ele segue em direção ao seu objetivo sem imaginar as grandes perdas que sofreria durante e ao final de seu trajeto.

O personagem criador de personagens.
Lelouch Lamperouge é um personagem criado pelo próprio Lelouch que na verdade é um dos filhos do Imperador de Britânia, que quando criança tem sua mãe morta e sua irmã e cega e paralitica devido a um ataque terrorista, com a morte de sua mãe, seu pai decide utilizá-los como moeda política em um acordo com o Japão e envia os dois irmãos para lá, como garantia que não haveria um ataque. O acordo não prospera e o Imperador inicia a guerra de conquista sem se importar com a segurança dos filhos, estes sobrevivem, mas para fugir do Imperador se deixam dar como mortos e assumem novas identidades.
No decorrer da série Lelouch sabe que não pode ser reconhecido por isso cria Zero,
que se tornaria o grande líder da rebelião, mas ele não faz isso de qualquer maneira. Antes de criar esse novo personagem, ele mata seu irmão que era o governador da área 11, os militares sem saber a quem culpar, acusam um elevem inocente, quando este caminha para a morte surge o resgate na figura de Zero que diante de toda a mídia assume a responsabilidade pela morte de Clóvis, o irmão que ele havia matado e resgata de maneira homérica o eleven das garras de Britânia, se proclamando o herói dos injustiçados, assim nasce a lenda de Zero.
Mas não para aí, este ainda criará outra personagem, o tirano Lelouch di Britania, o pior vilão de todos os tempos, cada um deles é cuidadosamente construído e interpretado por ele, e por meio deles vai manipular a todos como se fossem simples peças de xadrez uma frase dele muito interessante: “Se o Rei não se mover, os súditos não o seguirão. Por hora é importante vocês saberem que Lelouch não está nem aí para o Japão, os japoneses para ele nada mais são do que meras ferramentas para atingir seus planos, vingar a morte de sua mãe e criar um mundo gentil para que sua irmã Nannally possa viver feliz. Apenas para constar, Lelouch foi eleito diversas vezes como a melhor personagem de animeda atualidade.

Os opostos que se enfrentam em lados opostos.

A frase acima ficou confusa? É exatamente o que ocorre. Lelouch quando veio residir no Japão com sua irmã conviveu com outro garoto e estes se tornaram grandes amigos, mas após a guerra são separados. Era Suzaku o nome dele, no presente anímico eles irão se reencontrar, agora Suzaku, um japonês, é um soldado de Britânia. Ele tem o objetivo de mudar aquele sistema colonialista a partir de dentro, enquanto isso, Lelouch, um príncipe de Britânia, luta ao lado dos japoneses para destruir Britânia. Eles irão se enfrentar várias vezes desconhecendo um a identidade do outro, o que gera um efeito delicioso de se assistir. Quem disse que anime não é complexo, e falta muito para vocês verem.
No próximo post falarei da manipulação política, midiática e de outros personagens que marcaram presença. Até lá,
Code Geass – Hangyaku no Lelouch

Ficha Técnica
Direção: Goro Taniguchi
Estúdio: Sunrise
Inicio: 5 de Outubro de 2006
Término: 28 de Julho de 2007
Episódios: 25

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Extra: Cavaleiros do Zodíaco novo filme!

Anunciado e confirmado pela Toei e Masami Kuromada novo filme do Cavaleiros do Zodíaco em comemoração aos seus 25 anos de vida, este será em 3D.
Acima:imagem do novo filme.

Esperamos a continuação de Prólogo do Céu, último filme lançado, que terminou em aberto. Nele os deuses gregos decidem que os cavaleiros de Atena são uma ameaça, assim como a humanidade,e decidem purificar a Terra. Enviam então Apolo e Artemis para essa missã, estes falham mas o restante dos deuses olimpianos ainda estão a espreita dos cavaleiros, e, é claro a batalha com Zeus. Como o próprio nome diz trata-se de um prólogo, quem sabe agora neste novo filme tenhamos o final da história.
Em outro post farei uma análise deste filme no qual os recursos filmicos foram brilhantemente utilizados. Segue um video do Prólogo do Céu e no Arts Fenix vocês poderão ver o video oficial do lançamento do novo filme.
A arte não está tão bela por ser um video do youtube, mas vocês vão gostar!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Perfect Blue, uma montagen genial!

Juro! Foi muito difícil escolher por onde começar. É um universo tão vasto, com tantas opções, então me peguei avaliando se deveria começar com um clássico menos conhecido ou com um nome mais famoso, me desculpem, escolhi o clássico para este primeiro post.
Perfect Blue, um marco da montagem.

Sinopse: Mima era um ídolo pop ovacionado pelas massas até que a fama lhe ditou outro caminho. Para alavancar sua carreira, ela deixa a música para se tornar atriz. Ela recebe o papel em uma novela, mas ela é muito mais tímida do que esperava. Isso faz com que ela aceitesiituações que normalmente não aceitaria.
Ela passa a sentir a realidade escorregando, que sua vida não está mais sob seu controle. E entre uma imaginada gêmea idêntica sua que não desistiu de cantar e um fã obsessivo que não gosta de suas mudanças, crimes começam a acontecer em uma atmosfera de sonho, paranóia e ilusão.
Perfect Blue é um marco na mudança de objeto dos animes tradicionais, analisando o fenômeno do ícone pop, a fama e seu impacto psicológico sobre o artista. (IMPORTANTE: Eu pretendia fazer minha própria sinopse, mas diante desta, tão bem feita a meu ver, eu tive que colocá-la. Todos os créditos por ela pertencem a Meikai Animes, o melhor site de animes que conheço.)
Agora que já conhecem o básico sobre Perfect Blue, vou lhes contar onde está a sua
magia. Na montagem. Sim este é o primeiro filme dirigido por Satoshi Kon, e fez dele um dos grandes diretores de animação.
É interessantíssimo o efeito que ele foi capaz de arquitetar por meio da montagem, o filme começa com um ritmo normal, aos poucos a pressão sobre a protagonista Mima vai crescendo, para transmitir essa sensação em sua plenitude o ritmo do filme diminui, suas cenas tornam mais longas para transmitir o efeito psicológico, a maneira como tais fatos afetam a mente da protagonista, no decorrer do filme ela vai perdendo o senso da realidade, até que em certo momento não é mais capaz de distinguir realidade e ilusão, e nós somos capazes de ver todo esse processo.
É neste ponto que ocorre a aceleração, o ritmo se torna intenso, as cenas se passam rapidamente, causando no expectador um efeito semelhante, nós já não sabemos, dentro da realidade fílmica, o que é real ou não, causando a identificação com a personagem, queremos logo que prossiga para sabermos o que realmente esta havendo, é essa identificação causada por uma montagem extremamente bem elaborada que faz deste filme um marco. Após nós temos o clímax e o desenlace da história, momento na qual Mima e nós descobrimos a verdade, se querem saber como acaba, assistam ao filme, eu recomendo e garanto que vão gostar.

Perfect Blue

Ficha Técnica
Genero: Mistério, thriller psicológico
Lançamento: 28 de Fevereiro de 1998
Direção: Satoshi Kon
Produção: Hiroaki Inoue
Musica: Masahiro Ikumi
Romance original: Yoshikazu Takeuchi
Adaptação e roteiro: Sadayuki Murai
Estudio: Madhouse
Duração: 80 minutos