Animes e Tokusatsus, coisas de criança?

Animes e Tokusatsus, coisas de criança?

Não apenas de crianças mas para adultos também. É importante ter em mente a seguinte comparação, o anime está para os japoneses, como as novelas estão para os brasileiros e as séries para os americanos em nível de importância. Existem animes de todos os generos: drama; comédia; ação; aventura; terror; infantil; policial; suspense psicológico; grandes obras da literatura adaptadas; terror; porno e assim por diante.
Temos a visão que eles são apenas para crianças por que estes são os mais divulgados, são os que as emissoras abertas transmitem, e, por sua natureza, afinal o signo usado são, fundamentalmente desenhos. Aqui procurarei demonstrar que todos eles possuem seu valor e são Arte. Conheçam aqui um pouco mais deste maravilhoso universo!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Perfect Blue, uma montagen genial!

Juro! Foi muito difícil escolher por onde começar. É um universo tão vasto, com tantas opções, então me peguei avaliando se deveria começar com um clássico menos conhecido ou com um nome mais famoso, me desculpem, escolhi o clássico para este primeiro post.
Perfect Blue, um marco da montagem.

Sinopse: Mima era um ídolo pop ovacionado pelas massas até que a fama lhe ditou outro caminho. Para alavancar sua carreira, ela deixa a música para se tornar atriz. Ela recebe o papel em uma novela, mas ela é muito mais tímida do que esperava. Isso faz com que ela aceitesiituações que normalmente não aceitaria.
Ela passa a sentir a realidade escorregando, que sua vida não está mais sob seu controle. E entre uma imaginada gêmea idêntica sua que não desistiu de cantar e um fã obsessivo que não gosta de suas mudanças, crimes começam a acontecer em uma atmosfera de sonho, paranóia e ilusão.
Perfect Blue é um marco na mudança de objeto dos animes tradicionais, analisando o fenômeno do ícone pop, a fama e seu impacto psicológico sobre o artista. (IMPORTANTE: Eu pretendia fazer minha própria sinopse, mas diante desta, tão bem feita a meu ver, eu tive que colocá-la. Todos os créditos por ela pertencem a Meikai Animes, o melhor site de animes que conheço.)
Agora que já conhecem o básico sobre Perfect Blue, vou lhes contar onde está a sua
magia. Na montagem. Sim este é o primeiro filme dirigido por Satoshi Kon, e fez dele um dos grandes diretores de animação.
É interessantíssimo o efeito que ele foi capaz de arquitetar por meio da montagem, o filme começa com um ritmo normal, aos poucos a pressão sobre a protagonista Mima vai crescendo, para transmitir essa sensação em sua plenitude o ritmo do filme diminui, suas cenas tornam mais longas para transmitir o efeito psicológico, a maneira como tais fatos afetam a mente da protagonista, no decorrer do filme ela vai perdendo o senso da realidade, até que em certo momento não é mais capaz de distinguir realidade e ilusão, e nós somos capazes de ver todo esse processo.
É neste ponto que ocorre a aceleração, o ritmo se torna intenso, as cenas se passam rapidamente, causando no expectador um efeito semelhante, nós já não sabemos, dentro da realidade fílmica, o que é real ou não, causando a identificação com a personagem, queremos logo que prossiga para sabermos o que realmente esta havendo, é essa identificação causada por uma montagem extremamente bem elaborada que faz deste filme um marco. Após nós temos o clímax e o desenlace da história, momento na qual Mima e nós descobrimos a verdade, se querem saber como acaba, assistam ao filme, eu recomendo e garanto que vão gostar.

Perfect Blue

Ficha Técnica
Genero: Mistério, thriller psicológico
Lançamento: 28 de Fevereiro de 1998
Direção: Satoshi Kon
Produção: Hiroaki Inoue
Musica: Masahiro Ikumi
Romance original: Yoshikazu Takeuchi
Adaptação e roteiro: Sadayuki Murai
Estudio: Madhouse
Duração: 80 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou