Animes e Tokusatsus, coisas de criança?

Animes e Tokusatsus, coisas de criança?

Não apenas de crianças mas para adultos também. É importante ter em mente a seguinte comparação, o anime está para os japoneses, como as novelas estão para os brasileiros e as séries para os americanos em nível de importância. Existem animes de todos os generos: drama; comédia; ação; aventura; terror; infantil; policial; suspense psicológico; grandes obras da literatura adaptadas; terror; porno e assim por diante.
Temos a visão que eles são apenas para crianças por que estes são os mais divulgados, são os que as emissoras abertas transmitem, e, por sua natureza, afinal o signo usado são, fundamentalmente desenhos. Aqui procurarei demonstrar que todos eles possuem seu valor e são Arte. Conheçam aqui um pouco mais deste maravilhoso universo!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Code Geass – Lelouch of the Rebellion I e II

Parte I de II
Um verdadeiro jogo de xadrez em forma de anime, por isso a presença constante deste jogo nas aberturas e no enredo da série. Manipulação, política, retrato da ociedade atual e passada, o personagem que cria personagens, as belas mortes, o místico Geass, tudo isso e muito mais nesta maravilhosa série que ainda conta com a arte da CLAMP, algumas das melhores artistas de anime de todos os tempos.
A trama tem inicio em 2010 com o ataque do Santo Império da Britânia ao Japão e sua conquista, este passa a ser chamado de área 11, e os japoneses de elevens, e são condenados a viver em guetos enquanto os britanians tomam suas riquezas. Sete anos se passam e somos apresentados a Lelouch Lamperouge, um jovem britanian entediado que, quando da invasão do Japão, jurou destruir seu país natal, está é sua história.
Por meio de mentiras, fraudes, manipulações e ao Geass, ele segue em direção ao seu objetivo sem imaginar as grandes perdas que sofreria durante e ao final de seu trajeto.

O personagem criador de personagens.
Lelouch Lamperouge é um personagem criado pelo próprio Lelouch que na verdade é um dos filhos do Imperador de Britânia, que quando criança tem sua mãe morta e sua irmã e cega e paralitica devido a um ataque terrorista, com a morte de sua mãe, seu pai decide utilizá-los como moeda política em um acordo com o Japão e envia os dois irmãos para lá, como garantia que não haveria um ataque. O acordo não prospera e o Imperador inicia a guerra de conquista sem se importar com a segurança dos filhos, estes sobrevivem, mas para fugir do Imperador se deixam dar como mortos e assumem novas identidades.
No decorrer da série Lelouch sabe que não pode ser reconhecido por isso cria Zero,
que se tornaria o grande líder da rebelião, mas ele não faz isso de qualquer maneira. Antes de criar esse novo personagem, ele mata seu irmão que era o governador da área 11, os militares sem saber a quem culpar, acusam um elevem inocente, quando este caminha para a morte surge o resgate na figura de Zero que diante de toda a mídia assume a responsabilidade pela morte de Clóvis, o irmão que ele havia matado e resgata de maneira homérica o eleven das garras de Britânia, se proclamando o herói dos injustiçados, assim nasce a lenda de Zero.
Mas não para aí, este ainda criará outra personagem, o tirano Lelouch di Britania, o pior vilão de todos os tempos, cada um deles é cuidadosamente construído e interpretado por ele, e por meio deles vai manipular a todos como se fossem simples peças de xadrez uma frase dele muito interessante: “Se o Rei não se mover, os súditos não o seguirão. Por hora é importante vocês saberem que Lelouch não está nem aí para o Japão, os japoneses para ele nada mais são do que meras ferramentas para atingir seus planos, vingar a morte de sua mãe e criar um mundo gentil para que sua irmã Nannally possa viver feliz. Apenas para constar, Lelouch foi eleito diversas vezes como a melhor personagem de animeda atualidade.

Os opostos que se enfrentam em lados opostos.

A frase acima ficou confusa? É exatamente o que ocorre. Lelouch quando veio residir no Japão com sua irmã conviveu com outro garoto e estes se tornaram grandes amigos, mas após a guerra são separados. Era Suzaku o nome dele, no presente anímico eles irão se reencontrar, agora Suzaku, um japonês, é um soldado de Britânia. Ele tem o objetivo de mudar aquele sistema colonialista a partir de dentro, enquanto isso, Lelouch, um príncipe de Britânia, luta ao lado dos japoneses para destruir Britânia. Eles irão se enfrentar várias vezes desconhecendo um a identidade do outro, o que gera um efeito delicioso de se assistir. Quem disse que anime não é complexo, e falta muito para vocês verem.
No próximo post falarei da manipulação política, midiática e de outros personagens que marcaram presença. Até lá,
Code Geass – Hangyaku no Lelouch

Ficha Técnica
Direção: Goro Taniguchi
Estúdio: Sunrise
Inicio: 5 de Outubro de 2006
Término: 28 de Julho de 2007
Episódios: 25

3 comentários:

  1. Como são as coisas não é mesmo?
    Cada país, cada continente
    Cada um com o seu tipo de prazer.
    Assim como vc mesma citou:
    O Brasil, mexicanos e outros por novelas.
    Americanos loucos por seriados e os japoneses...
    Animes e Tokusatsus. É. Valeu!
    Tenha um excelente final de semana.
    Faça uma visita ao blog
    www.vamoscaminharjuntos.blogspot.com
    onde fiz uma postagem bastante polêmica.
    Deixe lá o seu comentário e assista blog
    a crítica feita por
    Felipe Melo, além de um verdadeiro
    shoping virtual.Ah! e seja também um
    seguidor. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cidadão, fico feliz com sua visita!
    Abraços,

    ResponderExcluir

Diga o que achou