Animes e Tokusatsus, coisas de criança?

Animes e Tokusatsus, coisas de criança?

Não apenas de crianças mas para adultos também. É importante ter em mente a seguinte comparação, o anime está para os japoneses, como as novelas estão para os brasileiros e as séries para os americanos em nível de importância. Existem animes de todos os generos: drama; comédia; ação; aventura; terror; infantil; policial; suspense psicológico; grandes obras da literatura adaptadas; terror; porno e assim por diante.
Temos a visão que eles são apenas para crianças por que estes são os mais divulgados, são os que as emissoras abertas transmitem, e, por sua natureza, afinal o signo usado são, fundamentalmente desenhos. Aqui procurarei demonstrar que todos eles possuem seu valor e são Arte. Conheçam aqui um pouco mais deste maravilhoso universo!

domingo, 27 de março de 2011

Grandes Detetives de Agatha Christie: Poirot e Miss Marple versão anime!

A esquerda Poirot, abaixo dele Miss Lemon sua secretária, no centro Mabelle, a direita Marple e abaixo dela Hastings auxiliar de Poirot.
É como é chamada a adaptação anímica da obra da Rainha do Crime Agatha Christie. Esta viveu até os 85 anos tendo publicado mais de 80 títulos, além do inglês teve suas obras publicadas em outros 45 idiomas, tendo vendido em todo o mundo mais de quatro bilhões de exemplares, perdendo apenas para a Bíblia e para Shakespeare.

Na adaptação anímica não houve grandes mudanças em relação aos textos originais provavelmente por causa do gênero a que pertence suas obras que não permite mudanças significativas, é preciso que a seqüência dos fatos, as pistas, as personagens e o tempo em que a trama se da se mantivessem, para preservar o enredo.
Foram focados dois de seus principais detetives, Hercule Poirot que surge com a própria autora já que está presente em seu primeiro livro, O misterioso caso de Styles, estando presente em 39 obras da autora. Outro fato interessante em relação à Agatha é que ainda na década de 40 ela decidiu matar seu detetive, exatamente isso! Para evitar que outros explorassem seu personagem após sua morte ela escreve o romance Cai o pano e deixa ordens expressas para que seja publicado apenas após a sua morte, ainda assim o livro é publicado em 1975 e a Rainha do Crime se despede desde plano no inicio de 1976, assim criadora e criatura se vão juntos. 
Miss Marple vai estar presente em 12 das obras da autora, diferente de Poirot ela não é uma detetive, esta mais para uma especialista na natureza humana, sendo capaz de ler nas entrelinhas como as pessoas funcionam em todos os aspectos, a personagem estréia no livro Assassinato na Casa do Pastor.


 Porém era preciso adicionar um elemento que funcionasse como elo entre os universos dos dois detetives apresentados e suavizasse a trama. Este elemento é Mabelle West. Mabelle seria no anime filha de Raymond West, sobrinho de Miss Marple, logo ela seria sobrinha neta da solteirona inglesa, e auxiliar de Poirot, mesmo aparentando menos idade ela tem dezesseis anos.  
 Outro ponto interessante do anime é que cada episódio, ou seqüência de episódios, tem logo após a abertura o nome da história original da qual foi adaptado. Normalmente histórias curtas são apresentadas em um único episódio e romances em seqüências de quatro episódios.

 Este é um dos episódios da série protagonizado por Poirot:

   

E este outro dedicado a Miss Marple:

  

Ficha Técnica:

Grandes Detetives de Agatha Christie: Poirot e Miss Marple 
 
Gênero: Policial
Direção: Naohito Takahashi
Estúdio: Oriental Light and magic
N° de episódios: 39
Lista de episódios

Na próxima semana em Animes e Tokusatsus: Kaiji - Uma critica feroz a sociedade capitalista de nossos dias!


Até lá!!!

7 comentários:

  1. Super interessante, Ademar. Eu sou fã da Agatha Christie! Vou favoritar para ver.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. olaaaaaaaaaa knorrrrrrrrzinhuuu
    bah agora tu me pegou
    entendo nada de engenharia naval kkkkkkkkkkk

    curti tudo muito explicadimmmmm
    ovo me aperfeiçoar em engenharia naval
    para poder comentar melhor kkkkkkkkkkk

    bjimmmmmmmmmmm knorzinhuuuu

    ResponderExcluir
  3. Sou fã dos livros da Agatha Christie,adoro ler os livros são pura emoção e nos prende com suas histórias e pistas deixada durante o desenrolar do crime,mas não sabia dessa versão anime,obrigado por compartilhar!!!
    valeuu..
    abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Ademar

    Que bom saber que tem um anime com personagens dos livros da Grande Agatha Christie. Vou aproveitar para curtir.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Ademar!

    Na série Poirot, podemos perceber onde começa a confiança de que tudo pode ser e que quando ficamos firme toda transformação acontece, e o pássaro, é a parte criança e livre que carregamos conosco! É bem interessante sempre com uma forma de apontar para o bem o da Miss Marple. Gostei sim, é bem interessante, uma vez que as crianças costumam assistir, na mistura do bem e do mal, sempre evidencia o bem! Obrigada por avisar, embora cheguei já um pouco tarde!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu blog, sou fâ de animes, apesar de estar entrando nesse mundo a bem pouco tempo. Eu estudo desenho a 3 anos e esse ano resolovi me aventurar no mundo dos animes, irei aprender muito por aqui. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ademar, na outra semana aconteceu aqui em SJCampos o Anime Orion, eu e o João fomos e tava muito legal. Lembramos de você.


    Um abraço dos seus amigos que não te esquecem, muito embora você nem ligue mais para nós.

    ResponderExcluir

Diga o que achou