Gankutsuou – O Conde de Monte Cristo é a versão anímica do romance homônimo de Alexandre Dumas (título original: Le Comte de Monte-Cristo) que é considerado, juntamente com Os Três Mosqueteiros, uma das melhores obras de Dumas, e é freqüentemente incluído nas listas de melhores romances já escritos. O nome Gankutsuou significa literalmente “O Rei da Caverna”, que remete a caverna na Ilha de Monte Cristo em que Edmond encontra a fortuna que usaria em sua vingança.
Fora isso, a trama original se mantém razoavelmente fiel ao romance, sendo a maior diferença o contraste que o anime gera entre a geração de Edmond Dantés e de Albert (o filho de Mondego, que ganha mais destaque), a primeira, vil e traiçoeira, a segunda, inocente e sonhadora, podemos até dizer pura, o que gerá, mesmo sendo mantido o final trágico das personagens, um final de esperança no futuro.
Outro ponto que merece destaque é sua arte, a forma como a animação foi feita, utilizando recursos gráficos, cores, texturas e outros efeitos de computador com suavidade que não tiram o aspecto de anime, mas contribuem para um visual inovador, bom, inovador para os que não conhecem as obras de Gustav Klimt, grande pintor simbolista austríaco, e, é claro, suas obras. É muito interessante o choque que ocorre quando assistimos a abertura em preto e branco e em seguida a riqueza de cores dos episódios, chamados neste anime de ‘atos’ (referência ao teatro), nos quais as imagens parecem se fundir.
Bom, para finalizar a abertura e encerramento são de Jean- Jacques Burnel o que já deixa claro sua imensa qualidade, abaixo a abertura e um trecho do anime para que possam compreender o porquê dele ser merecedor de tantos elogios.

Ficha Técnica
Direção Mahiro Maeda
Estudio: Gonzo
Exibição original: 5 de Outubro de 2004 – 29 de Março de 2005
Em seguida em Animes e Tokusatsus: Kamen Rider G - O Sommelier
E logo depois: Paródias de Naruto
Em seguida em Animes e Tokusatsus: Kamen Rider G - O Sommelier
E logo depois: Paródias de Naruto
Olá meu querido Ademar!
ResponderExcluirExcelente a sua dica e apresentação!
Pouco conheço sobre essas animações, mas sempre temos a oportunidade de aprender e conhecer esse universo... E quando nos colocamos receptivos à novas informações, enriquecemos nossos conhecimentos!
Muito obrigada, meu amigo, por contribuir com tudo isso!
Grande beijo,
Jackie
E aí Ademar, beleza?!
ResponderExcluirCara, a versão anime nunca vi.
Mas já li Conde de Monte Cristo versão quadrinhos. Achei bem bacana.
Acho sempre legal quando uma obra é adaptada para outras mídias, pois, por exemplo neste caso, as pessoas que conhecem mais o mundo do anime do que o dos livros, pode passar a conhecer esta obra. E aí, quem sabe, ler também o livro.
Abração.
Obrigada por seguir o meu blog ! :D
ResponderExcluirEu também gosto de animes e tokusatsus !! :3
beijo*
Gostei muito do artigo, muito interessante.
ResponderExcluirAbraço.
Olá Ademar!
ResponderExcluirO primeiro tem uma música linda, é todo uma magia que envolve a quem assiste embora que bem curtinho, mas, dá para perceber que repleto de informações que prendem a atenção, o segundo mais forte, para impressionar quem assiste, mais agressivo, mas com gotas de sensibilidade que em alguns momentos propõe. Bem interessante e estou gostando de assistir um pouquinho de cada vídeo que nos transmite nessa fascinante viagem de conhecimentos! Muito obrigada!
Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-
A tragédia do homem é o que morre dentro de si enquanto ele ainda está vivo.
ResponderExcluirBoa Noite Ademar. Sou seu novo seguidor. Gostei do Blog e agora ele está na lista de blogs do meu. Parabéns.
ResponderExcluir