Animes e Tokusatsus, coisas de criança?

Animes e Tokusatsus, coisas de criança?

Não apenas de crianças mas para adultos também. É importante ter em mente a seguinte comparação, o anime está para os japoneses, como as novelas estão para os brasileiros e as séries para os americanos em nível de importância. Existem animes de todos os generos: drama; comédia; ação; aventura; terror; infantil; policial; suspense psicológico; grandes obras da literatura adaptadas; terror; porno e assim por diante.
Temos a visão que eles são apenas para crianças por que estes são os mais divulgados, são os que as emissoras abertas transmitem, e, por sua natureza, afinal o signo usado são, fundamentalmente desenhos. Aqui procurarei demonstrar que todos eles possuem seu valor e são Arte. Conheçam aqui um pouco mais deste maravilhoso universo!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Gankutsuou – O Conde de Monte

 Gankutsuou – O Conde de Monte Cristo é a versão anímica do romance homônimo de Alexandre Dumas (título original: Le Comte de Monte-Cristo) que é considerado, juntamente com Os Três Mosqueteiros, uma das melhores obras de Dumas, e é freqüentemente incluído nas listas de melhores romances já escritos. O nome Gankutsuou significa literalmente “O Rei da Caverna”, que remete a caverna na Ilha de Monte Cristo em que Edmond encontra a fortuna que usaria em sua vingança.
Trata-se de uma história de amor, traição e vingança. Diferente do romance de Dumas em que os fatos se dão no passado, o anime nos leva para o futuro, aproximadamente 5000 d.C., tempo no qual a humanidade já terá vencido o espaço e habitará vários planetas. 
Fora isso, a trama original se mantém razoavelmente fiel ao romance, sendo a maior diferença o contraste que o anime gera entre a geração de Edmond Dantés e de Albert (o filho de Mondego, que ganha mais destaque), a primeira, vil e traiçoeira, a segunda, inocente e sonhadora, podemos até dizer pura, o que gerá, mesmo sendo mantido o final trágico das personagens, um final de esperança no futuro.
Outro ponto que merece destaque é sua arte, a forma como a animação foi feita, utilizando recursos gráficos, cores, texturas e outros efeitos de computador com suavidade que não tiram o aspecto de anime, mas contribuem para um visual inovador, bom, inovador para os que não conhecem as obras de Gustav Klimt, grande pintor simbolista austríaco, e, é claro, suas obras. É muito interessante o choque que ocorre quando assistimos a abertura em preto e branco e em seguida a riqueza de cores dos episódios, chamados neste anime de ‘atos’ (referência ao teatro), nos quais as imagens parecem se fundir.
Bom, para finalizar a abertura e encerramento são de Jean- Jacques Burnel o que já deixa claro sua imensa qualidade, abaixo a abertura e um trecho do anime para que possam compreender o porquê dele ser merecedor de tantos elogios. 





           

Ficha Técnica
Direção Mahiro Maeda
Estudio: Gonzo
Exibição original: 5 de Outubro de 2004 – 29 de Março de 2005   


Em seguida em Animes e Tokusatsus: Kamen Rider G - O Sommelier
E logo depois: Paródias de Naruto 
 
 

7 comentários:

  1. Olá meu querido Ademar!
    Excelente a sua dica e apresentação!
    Pouco conheço sobre essas animações, mas sempre temos a oportunidade de aprender e conhecer esse universo... E quando nos colocamos receptivos à novas informações, enriquecemos nossos conhecimentos!
    Muito obrigada, meu amigo, por contribuir com tudo isso!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. E aí Ademar, beleza?!
    Cara, a versão anime nunca vi.
    Mas já li Conde de Monte Cristo versão quadrinhos. Achei bem bacana.
    Acho sempre legal quando uma obra é adaptada para outras mídias, pois, por exemplo neste caso, as pessoas que conhecem mais o mundo do anime do que o dos livros, pode passar a conhecer esta obra. E aí, quem sabe, ler também o livro.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por seguir o meu blog ! :D
    Eu também gosto de animes e tokusatsus !! :3

    beijo*

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do artigo, muito interessante.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ademar!

    O primeiro tem uma música linda, é todo uma magia que envolve a quem assiste embora que bem curtinho, mas, dá para perceber que repleto de informações que prendem a atenção, o segundo mais forte, para impressionar quem assiste, mais agressivo, mas com gotas de sensibilidade que em alguns momentos propõe. Bem interessante e estou gostando de assistir um pouquinho de cada vídeo que nos transmite nessa fascinante viagem de conhecimentos! Muito obrigada!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  6. A tragédia do homem é o que morre dentro de si enquanto ele ainda está vivo.

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite Ademar. Sou seu novo seguidor. Gostei do Blog e agora ele está na lista de blogs do meu. Parabéns.

    ResponderExcluir

Diga o que achou